terça-feira, 10 de agosto de 2010

Revista Raça Brasil

Revista Raça Brasil
ROSE CAMPOS - 15/Março/2010


Em 1995, a escritora carioca Sonia rosa publicou o primeiro de seus atuais 30 livros, o Menino Nito (Editora Pallas). Até agora, todos são dedicados ao público infanto-juvenil e a autora se destaca por trazer personagens negros ou a temática da cultura afro-brasileira em quase todos eles. A abordagem, no entanto, começou de forma casual. "A vida nos reserva surpresas e eu nunca havia me imaginado como escritora. Mas gostava de contar histórias. Quando escrevi O Menino Nito, a inspiração foi um amigo mulato chamado Francisco, muito bonito, e daí vinha o apelido de Nito, uma corruptela de 'bonito'. Por isso exigi da ilustradora que o personagem fosse um menino negro, algo não usual na época. Mas a história deste menino que engole o choro pode ser comum a todas as crianças e acho importante também existirem personagens negros em situações de conforto", acredita a autora. Ela destaca a importância da lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura da áfrica nas escolas brasileiras. "Fiz um curso de quase dois anos na universidade Castello Branco sobre áfrica-Brasil e descobri coisas que ninguém havia me contado sobre a verdadeira história dos negros. Posso dizer que este foi o curso mais importante da minha vida, pois me deu conhecimento sobre mim mesma", comenta. Certamente, deu subsídios a ela para enriquecer seu repertório e criar uma série como Lembranças Africanas e histórias como O Tesouro de Monifa, que trata justamente da descoberta das raízes de uma garotinha afro-descendente depois de receber os escritos de sua tataravô, trazida ao Brasil por um navio negreiro. O livro traz à tona a questão da autoestima e do pensamento, que nunca se escraviza. Hoje os livros de Sonia rosa não são apenas expoentes ou exceções. A autora se alinha com muitos outros escritores de grande valor, como Nei Lopes, Ziraldo, Ana Maria Machado e tantos mais que não se intimidam em demonstrar que nossa maior riqueza cultural está na diversidade.

9 comentários:

  1. Muito boa essa entrevista!
    tudo de bom pra você.

    ResponderExcluir
  2. Te achei!!!!!!!!!!!!!!!
    Eu disse que acharia, agora vai ter que me aturar,
    hahaha.
    Sobre o seu post, O Menino Nito foi o primeiro livro seu que eu ouvi contado pela própria autora, lembra????????? Muito show!
    Ops! Branca é a Mara da Embaixador.

    ResponderExcluir
  3. Como eu conheço e amo o Menino Nito.
    Quase tão chorão como eu!!!
    E a escritora? Tão linda como o nome!!!!
    Saudade e muito carinho, amiga!!!!!
    Bjs
    Leir

    ResponderExcluir
  4. oi sonia eu sou a isabela virginia parabens por suas obras

    ResponderExcluir
  5. Oi eu sou sua fa eu sei que vc nao é atriz mas eu adoro seus livros eu estudo na escola embaixador eu vi vc lá quantando suas historia o menino nito espero que vc lembra de mi meu sou a moreninha que falou me dar um abraço sou da luciana turma 1502 eu sou aluna tambem da sheilla vc me dei um beijo jogou pra mim e pra minha amiga pretinha ingrid entao ti amo do fundo do meu ♥ ver se vc vai la´na sala da luciana e pergunta tem alguma ingrid e crislayne ai ai eu falo sou eu que sou a c rislayne eu tirei foto com vc beijos eu amo seu livros e fiquei contente de receber um beijo seu vc conversou com a minha professora de vestido verde xau tenho que ir chegou minha hora de parti beijos até eu vejo vc lá na embaixador xau até logo mas

    ResponderExcluir
  6. Meu nome nao é bricia é crislayne mas o meu orkut é bricialidninah_jpa@hotmail.com se vc tiver me add e manda um convite

    ResponderExcluir
  7. Amo este livro,amo esta ecritora que por sinal é minha chará, enfim amo sua obra.
    Bjos e saudades

    ResponderExcluir
  8. Em tempo
    Esta Sonia que escreveu acima é da Escola Pintor Segall Realengo. Preciso da sua presença este ano 2013 em nossa escola.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Sala de Leitura da Escola Municipal de Niterói Professor André Trouche. Niterói-RJ

    Cara escritora, nós, o Bibliotecário Marcelo Marques e a Professora da Sala de Leitura Maria Eugênia, gostaríamos de enviar o desenho da aluna Vitória Amarantes. A sala estimula aos alunos a trazer um desenho sobre a obra lida. Acreditamos que esta resposta ao seu trabalho lhe trará alegria. Por isso solicitamos o seu email. marcelotute@ig.com.br

    Um abraço fraterno!


    Marcelo Marques & Maria Eugênia.

    ResponderExcluir